PARABÉNS - Moçambique Estrela Guia
Com apenas oito anos de existência, fundado na década de 2000, mais precisamente em 2002, o Grupo que deu origem ao Terno de Moçambique Estrela Guia, acaba de ratificar sua maior vocação: empreendedorismo.
Objectivando conforme preconiza o estatuto social da referida entidade sócio-cultural, dar incentivo a cultura, e promover a qualificação de adolescentes visando encaminhá-los ao competitivo mercado de trabalho, são algumas das acções encabeçadas pela directoria do Estrela Guia, em franca evolução.
Uma série de oficinas foram realizadas durante este período: Dança, Teatro, Música, Artesanato, Informática, Pintura, entre outras actividades, todas com aulas práticas e teóricas pedagógicas com vi és e olhares voltados para a rica cultura afro-descendente.
Este expressivo trabalho desenvolvido pelo Estrela Guia, ajuda as famílias envolvidas directa e indirectamente na política de emprego e renda, porque contribui com a melhoria de vida das famílias.
ALEM FRONTEIRAS
O Projecto estrela Guia não está inserido só em nível doméstico, o sucesso do mesmo já extrapolou e hoje é desenvolvido no âmbito regional face a imprescindível parceria efectivada com o Fundo Estadual de Cultura (FEC), e o Fundo Nacional de Cultura (FNC),o que se constitui numa união de acções e actividades initerruptas nos respectivos municípios: Ituiutaba, Tupaciguara, Monte Alegre de Minas, Estrela do Sul e Araguari.
Todo material produzido nas oficinas são comercializados e os recursos arrecadados revertidos em favor dos aprendizes, como forma de valorização e reconhecimento pelo esforço depreendido, além de minimizar o impacto da desfasagem salário-renda.
A INAUGURAÇÃO
No último sábado dia 20 de Novembro, a directoria comandada pelo casal, Malaquias (Preto) , fundador do Moçambique Estrela Guia, e Sra. Iara Aparecida Ferreira, fundadora do Projecto Pró Mirim Estrela Guia do Amanhã, realizaram um sonho, que contagiou toda uma comunidade.
Foi sol emente inaugurado a "CENTRO CULTURAL ESTRELA GUIA", um desafio superado pela força de vontade, garra, persistência, e espírito organizacional de toda uma equipe, que não mede esforços para alcançar seus objectivos.
![]() |
Após a abertura do portão o público passou em revista as instalações do complexo |
![]() |
Uma hora antes da inauguração, o público teve o prazer de ouvir sucessos inesquecíveis através da Banda da PM |
![]() |
Sala de Informática é um dos ambientes admirados pela população. |
![]() |
A Sec. de Cultura Mônica Débis, não poupou elogios ao casal Preto e Iara, além de enaltecer a garra e a força de vontade de ambos. |
A inauguração cumpriu uma extensa programação:
Já na sexta-feira (19) houve um Culto Ecuménico no interior do complexo, com o fito de abençoar as novas instalações, onde não faltou em nenhum momento a cumplicidade dos dirigentes com a fé. Inspirado na Estrela Guia que guiou os Três Reis Magos até a manjedoura onde nasceu Jesus, uma estrela também está iluminando o caminho que o casal Preto e Iara, e sua equipe, devem seguir com muita fé e confiança no Altíssimo.
Membros do alto comando da Irmandade do Rosário e são Benedito, autoridades do mundo político, apoia dores, moradores vizinhos do moçambique, directores, familiares, lideranças de vários segmentos sociais, Movimento Negro, vereadores e deputado, testemunharam o grande feito do Estrela Guia.
Durante os pronunciamentos no palanque oficial, todos foram unânimes, não pouparam elogios na hora de parabenizar o Estrela Guia por intermédio do casal Malaquias (Preto) e Iara, pela acção e o desprendimento que configura a celebre frase:"o social é irmão gémeo do desenvolvimento.
MEUS MAIS SINCEROS PARABÉNS!
![](http://www.blogger.com/img/icon18_edit_allbkg.gif)